O melhor do Oeste baiano em prova

Por Ivaris Júnior

Publicado na edição de dezembro de 2020 da revistanelore

“As provas de avaliação de desempenho para grupos contemporâneos e com manejos controlados, bem monitoradas e com critérios de apuração bem-definidos, sob performance funcional e objetiva, podem ser ferramentas de mensuração de fenótipo adequadas para se estabelecer critérios de comparação entre a capacidade de desempenho dos indivíduos envolvidos e seus grupamentos genéticos, ajudando os programas de melhoramento animal a estabelecerem uma relação entre as suas bases genéticas”.

Assim, Antônio Balbino Neto coloca seu entendimento sobre provas zootécnicas e seus próprios investimentos sistemáticos nessa ferramenta, ao longo dos anos. Em 22 de novembro último, o pecuarista realizou seu 15º Leilão da Prova de Ganho em Peso (PGP) a Pasto do Oeste da Bahia, comercializando os melhores garrotes das 30ª e 31ª provas oficiais da ABCZ da região. Os certames aconteceram mais uma vez na propriedade da Agropastoril Antônio Balbino, com sede em Barreiras (BA), e contou mais uma vez com a participação de outros criadores parceiros.

A família Balbino é centenária e pioneira na bovinocultura do Oeste baiano, portanto uma das responsáveis pela prosperidade da região, uma recente fronteira agropecuária em tecnificação do Nordeste. Já trabalhou com as raças Chianina, Pardo-Suíço e Guzerá; no entanto, atualmente concentra esforços no Nelore, onde já se destaca com touros em centrais de inseminação artificial e produção de doadoras de embriões de destaque, dentro da raça. A marca é uma das estrelas do melhoramento genético do Estado.

As provas de desempenho

As provas de ganho em peso em regime de pasto ocorreram por um período total de 294 dias, compreendendo 70 dias de adaptação e 224 dias de prova efetiva. Elas tiveram início nos dias 14 e 15 de agosto de 2019. Os animais participantes são todos da raça Nelore PO, variedades padrão e mocho, com idade inicial entre 7 e 10 meses, separados em dois grupos contemporâneos onde o intervalo de idade do primeiro ao último individuo não superam os 90 dias.

A prova é realizada exclusivamente a pasto, no caso com forrageira predominante de B. brizantha (volumoso principal), com uma suplementação mineral proteica de até 1% do peso vivo. Toda a rotina dos lotes é monitorada diariamente pela equipe de campo. As pesagens oficiais ocorrem a cada 56 dias. Ao todo os certames dessa última safra reuniram 328 cabeças para as avaliações. Após os términos, os grupamentos seguiram para confinamento de modo a receberem a condição necessária de escore à comercialização em leilão.

As provas foram mais uma vez realizadas de acordo com o regulamento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), devidamente acompanhadas por um técnico por ela credenciado. A entidade faz avaliação de desempenho dos animais juntamente com as avalições do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético do Zebu), que nesse rebanho conta com assessores técnicos da BrasilcomZ, certificados pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), cujas avaliações se destinam a abastecer o programa de melhoramento da raça, o “Nelore Brasil”.

“No final das provas oficiais da ABCZ realizamos com a assessoria da AVAL a ultrassonografia de carcaça dos animais, como forma de avaliação complementar de desempenho, preconizada opcionalmente nesse tipo de provas pela entidade, para que os bovinos sejam ranqueados de acordo os índices de desempenho das características avaliadas, conforme ponderação estabelecida pela própria ABCZ (em ponderações pré-determinadas para cada uma das avaliações de desempenho), fechando um índice final e individual, juntamente com as medições de área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura subcutânea (EGS), além de circunferência escrotal (CE).

As provas da Agropastoril Balbino sempre foram abertas aos parceiros criadores e nessa última edição contou com a participação do Nelore JMAJ, grife de José Maria de Albuquerque Júnior, da Fazenda Timbós, no município de Formosa do Rio Preto (BA), que também tem como plantel parceiro o criatório do Chico Sales Campos, marca que trabalha fortemente a linhagem baiana como núcleo central de seleção.

Resultados e índices

Da 30ª PGP do Oeste da Bahia, cuja adaptação começou em 3 de junho de 2019, Alert do BINO, um bovino nascido em novembro de 2018 filho de REM Dheef, foi o campeão. Ele obteve peso final de 447kg, com ganho médio diário (GMD) de 888g e área de olho de lombo (AOL) de 69,6cm3. Sua pontuação no índice final da PGP foi de 122,9 avaliado como Elite com classificação de tipo “Muito Bom”.

Na segunda posição apareceu Avloy do Bino, também de novembro e 2018, irmão por parte de pai do campeão. Respectivamente ele registrou 434kg, GMD de 897g, AOL de 57,2cm3, pontuação no índice final da PGP de 122,0 avaliado como Elite com classificação de tipo “Excelente”. O terceiro colocado foi Ayken do Bino, nascido no mesmo mês dos demais, porém filho REM USP, com peso final de 432kg, GMD de 839g, AOL de 63,5cm3, no índice final da PGP de 121,3 avaliado Elite com classificação de tipo “Muito Bom”.

Da 31ª PGP do Oeste da Bahia, com adaptação iniciada em 4 de junho de 2019, Artung do Bino, nascido em janeiro do mesmo ano e filho de Regado ER da Fazenda Santa Nice (FSN), pesou ao final 440kg, com GMD de 942g, AOL de 73,4cm3, PGP de 124,4 avaliado Elite com classificação “Muito Bom”. O vice-campeonato ficou com Asytt do Bino, de dezembro de 2018, filho de Coronel da Mundo Novo (MN), com peso final de 428kg, GMD de 839g, AOL de 65,5cm3, PGP de 123,1 avaliado Elite com classificação “Muito Bom”.

Já o terceiro colocado foi Abno do Bino. Trata-se de um dos animais mais jovens, fevereiro de 2019, um filho de REM Dheef, com peso final de 408kg e GMD de 862g. Sua AOL foi de 64,9cm3, PGP de 122,2 avaliado Elite com classificação “Excelente”. Tanto os vencedores da 30ª PGP quanto da 31ª são de criação da Agropastoril Balbino, a anfitriã da prova.

Impressões e depoimentos

Para o titular da grife JMAJ, “a participação em provas zootécnicas do gênero, acompanhadas dos resultados de desempenho, comparativamente, é uma grande oportunidade de averiguar a fundo o trabalho feito na Timbós. Nosso Neba 1087, assim como TMBO 81 se destacou como Elite, o fez pela boa configuração de carcaça e índices de conformação/tipo, segundo Epmuras. Logo, estamos muito satisfeitos, ponderando a genética envolvida e o fato de a comparação se dar com um dos melhores rebanhos da Bahia”, exalta Albuquerque.

Para ele, este tipo de PGP, em caso de sucesso, “permite a projeção do seu gado para o cenário dos melhores”, fato que coloca “mais responsabilidade e incentivo para trabalhar pelo melhor e acertar”.

Porém há um limite: “nada poderemos fazer se não acertarmos o pé com a pecuária de todo o País e entregar respostas às necessidades”, reforça Albuquerque. Os animais da JMAJ foram destaques de preços no 15º Leilão da PGP, registrando média de quase R$ 21 mil. Na ocasião foram comercializados 200 reprodutores, todos avaliados como “Deca 1” pelo PMGZ, destaques ainda do “Nelore Brasil”, da ANCP. Balbino aproveitou a oportunidade e vendeu 50 fêmeas prenhas de seus reprodutores de destaque em provas anteriores.

Um técnico de muito reconhecimento na Bahia e um zebuzeiro de carteirinha, além de credenciado pela ABCZ, Luiz Nelson Strang, acompanhou tudo de perto e detalhou o processo. “Na Agropastoril Antônio Balbino todos os machos participam das Provas de Ganho de Peso, modalidade a pasto, promovidas pelo criador junto com a ABCZ. Durante todo o período, o lote participante, que deve ser constituído por um grupo de contemporâneos com diferença de idade não superior a 90 dias, foi mantido sob as mesmas condições de criação e de ambiente”, reforça.

O técnico da ABCZ ainda destacou que “este ano foram avaliados 328 animais em duas PGPs. Ao final de cada uma, eles tiveram o fenótipo avaliado por meio do método Epmuras e também por avaliação ultrassonográfica para mensuração das características relacionadas à qualidade da carcaça. Após a emissão do relatório final com a classificação dos animais, os classificados como “Elite” e “Superior”, entraram no processo de preparo, em confinamento, para serem ofertados no leilão anual da empresa”.

Um centro de referência em nascimento

Para Willian Koury Filho, diretor da BrasilcomZ, “o grande mérito das provas de desempenho da Agropastoril é avaliar a performance produtiva dos animais nas condições do Oeste Baiano, bastante desafiadoras (regime de chuvas e temperaturas ambientes) para o que entendemos como pecuária competitiva. Trata-se de uma prova bastante completa, incrementada pelas avaliações de carcaça e de intrarebanho, que geram uma série de informações importantes para a cabeceira da safra levada a leilão e que trabalhará no repasse da estação de monta do Nelore Bino”, ressalta. Há quase sete anos trabalhando com Balbino, a ideia é transformar o criatório em um centro de referência tecnológico (“Boi com Bula”) do Nordeste.

Para Antônio Balbino Neto, titular do Nelore Bino, “sem dúvida, suas provas por si não são um programa exclusivo de seleção, mas permitem estabelecer criteriosamente uma relação comparativa fundamental entre fenótipos com desempenhos determinados no meio-ambiente apresentado”. Elas ajudam na escolha de animais com cargas genéticas mais interessantes ao proposto, à seleção de determinadas características desejadas para o sistema de criação em questão.

“Retirar o efeito ambiental nas diversas avaliações a campo, em um espectro tão vasto de condições como temos no Brasil, é uma tarefa difícil e que pode não ser corretamente ajustada para fins de seleção de características genéticas, por meio de avaliação de fenótipo com mais intensidade de interferência ambiental se comparados em diversidade ambiental mais expressiva”, conclui Balbino.

Confira a reportagem na edição de dezembro da revistanelore AQUI.

CONFIRA OS NOSSOS ANUÁRIOS

Conheça as histórias de quem produz carne com qualidade!

Apoio de mídia:

CANAIS OFICIAIS: ©2020, Confraria da Carcaça Nelore. Todos os direitos reservados.