Confraria da Carcaça Nelore se abre para o mercado em 2021

Por Mara Ramos

Publicado na Revista Nelore em 04/03/2021

Em reunião realizada o último dia 28 de janeiro, na Fazenda Araponga, em Jaciara, MT, representantes da Confraria definiram as ações para o ano de 2021, especialmente focadas no marketing e difusão do trabalho dos criadores.

A ideia é repetiras ações na Expogenética/21, a exemplo do ano passado, e ampliar a participação com a realização do 1º Leilão da Confraria, no dia 19 de agosto (data a ser confirmada), com animais destaque dos criatórios da safra 2018. Todos serão selecionados pelos criadores, de acordo com critérios estabelecidos pela DGT.

Segundo Liliane Suguisawa, diretora da DGT Brasil, o Leilão vai contar com cerca de 25 Confrades, que irão disponibilizar animais elite para ultrassonografia de carcaça (AOL e EGS) dentro do grupo de Contemporâneos do seu respectivo Programa de Melhoramento Genético, com o crivo de MAR mínimo de 3% (Touros) e 8% (Doadoras).

Até o fechamento desta edição estavam confirmados os seguintes criatórios: Fazenda Sucuri, Fazenda Araponga, Fazenda Santa Nice, Nelore IF, Fazenda Água Comprida, Nelore JAMJ, Nelore Baiano (Chico Sales), Fazenda Kangayan, Fabio Spada, Nelore Raçador, Genética Natal, Nelore Birigui, Nelore Aymoré, Nelore Jahave, Nelore Magda, Nelore Celeiro, Nelore 2A,Nelore MRJK, Nelore Água Tirada, Agropecuária Ribeirópolis, Fazenda Modotti, Nelore Lemgruber, Nelore Ripec e Nelore Elge.

Com essa representatividade o Leilão terá criadores de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará e Goiás, o que demonstra a amplitude e capilaridade dos criadores, capazes de atender às diversas regiões, bem como diversos objetivos e projetos de criação.

“O importante é que os criadores podem ter acesso a uma genética diferenciada e preparada para a carcaça de qualidade. Vale lembrar que a qualidade da carne que o mercado vai consumir daqui há três anos, é consequência das decisões tomadas agora pelos criadores que compram touros. E touros selecionados para marmoreio agregam muito mais qualidade e rendimento de carcaça, isso o criador percebe no bolso”, afirmou Humberto Tavares, titular da Fazenda Sucuri e um dos fundadores da Confraria.

“O Leilão é, antes de tudo, uma ótima oportunidade para o mercado. Mas é também uma importante ação de marketing da Confraria, para divulgar o conceito do Nelore PO selecionado por ultrassom, que é uma ferramenta de mudança da eficiência e qualidade da carne dos rebanhos comerciais. É uma tecnologia complementar aos já tradicionais critérios de desempenho, funcionalidade, biotipo e raça”, explicou Liliane.

A reunião contou ainda com a palestra do professor Augusto Vasconcelos, da Unesp de Botucatu, que falou sobre o melhoramento genético e a ciência da carne. Além de falar sobre os programas de eficiência alimentar desenvolvidos na Universidade, o professor pode conhecer melhor o Projeto Confraria da Carcaça Nelore, que se reuniu para ouvir a palestra e definir as ações de fomento em 2021. “Esse é um movimento importante, pois os grandes grupos ainda não têm a cultura de seleção com base em característica de carcaça e isso deve ser buscado. O que o Shiro está fazendo é isso, está ampliando a divulgação para que os grupos comecem a estabelecer esse objetivo de seleção, isso gera uma reação em cadeia para a melhoria da qualidade da carne”, afirmou.

A palestra deu o gancho para que a Confraria também avaliasse a possibilidade de realização de uma prova de eficiência alimentar. “Optamos por realizar essa prova em 2022 e focar esse ano em ações de divulgação e no Leilão durante a Expogenética”, afirmou Humberto Tavares.

Ao encerrar a reunião, onde os confrades presentes tiveram a oportunidade de se posicionar e opinar sobre as possiblidades de ações da Confraria, Shiro reafirmou sua disposição em ampliar a divulgação do trabalho de seleção por US e conclamou os companheiros a saírem da zona de conforto para se lançar em ações mais efetivas visando o fomento e consolidação dos projetos para a Carcaça Nelore. “Está na hora de pensar fora da casinha, sair da zona de conforto. Temos tudo para dar certo e fazer diferença na produção de carne de qualidade, temos todos os ingredientes para fazer a Confraria acontecer”, afirmou emocionado.

No dia 18 de junho, a Confraria completa três anos de sua formação oficial. Estabelecida em grupo na rede social WhatsApp, a Confraria da Carcaça Nelore reúne criadores e técnicos que se utilizam ou atuam com a tecnologia de ultrassom como critério de seleção para a carne de qualidade. Atualmente conta com 110 participantes de todo o Brasil e também do Paraguai e Equador.

Confira a matéria publicada na Revista Nelore AQUI.

CONFIRA OS NOSSOS ANUÁRIOS

Conheça as histórias de quem produz carne com qualidade!

Apoio de mídia:

CANAIS OFICIAIS: ©2020, Confraria da Carcaça Nelore. Todos os direitos reservados.