Após três anos, Confraria evolui para a formalização

Por Mara Ramos

Publicado em 05/08/2021

O grupo que começou com trinta membros na rede social WhatsApp, em julho de 2018, chega aos três anos de atividade com mais de 100 membros e a formalização jurídica como entidade sem fins lucrativos denominada: Associação Confraria da Carcaça Nelore, ACCN.

Nesse período, os criatórios que estavam iniciando seus programas para produção de carcaça de qualidade, evoluíram consideravelmente. Os índices das avaliações dos rebanhos não deixam dúvidas, assim como a ampliação da base de dados de criadores de todas as regiões brasileiras.

O presidente da ACCN, Humberto Tavares, avalia que a evolução dos criatórios é resultado do investimento em tecnologia de ponta, equipes qualificadas e o foco dos criadores que acreditam na Carcaça Nelore como opção de mercado. “Os criadores presentes na Confraria romperam o paradigma da qualidade da carne na raça Nelore. O compartilhamento desses resultados no grupo fortalece as certezas, gera aumento na oferta de genética e amplia infinitamente as possibilidades para o futuro da pecuária brasileira”, afirmou Tavares.

Outro termômetro importante foi o aumento da oferta de touros com características de carcaça nas Centrais de Inseminação. Há três anos, havia dois ou três animais nas Centrais, hoje esse volume ultrapassa a dezena, como aconteceu na Central Tairana que criou um núcleo exclusivo para o Nelore de Qualidade.

Os leilões com foco no segmento também registraram aumentos expressivos na oferta e nas médias que, em alguns casos, chegaram a dobrar de um ano para outro.

Um dos momentos marcantes para o grupo da Confraria foi a participação na Expogenética 2020, em formato virtual e com uma presença expressiva de 35 criatórios focados nessa genética. Na ocasião foi estabelecido um plano de comunicação que contemplou a criação do site, onde cada criatório tem sua página de apresentação, além da manutenção da página do Instagram (@confrariadacarcacanelore), com informações constantes das atividades dos criadores e, agora, da Associação.

Em maio deste ano, o grupo se reuniu em Botucatu e definiu a participação dos criadores no Teste de Eficiência Alimentar da Confraria em 2022. A prova contará com a parceria da Central Bela Vista e será desenvolvida pela FMVZ da Unesp Botucatu, sob a coordenação do professor Josineudson Augusto II.

Para o criador Shiro Nishimura, que organizou o evento em Botucatu e levou animais para participação em Teste de Eficiência como forma de incentivar o grupo a criar uma prova própria, era fundamental o grupo dar um passo em direção à criação de um teste capaz de certificar os animais, já que atualmente no Brasil não existe nenhum programa com enfoque exclusivo nas características de carcaça. “Este é o teste de progênie da Confraria, do resultado desta avaliação sairão os touros jovens, candidatos a serem os Touros da Confraria, com o melhor da genética para a carcaça Nelore”, disse.

A ACCN trabalha com um senso comum, que é a busca da carne de qualidade no Nelore, com uso da tecnologia de ultrassonografia, entre outras metodologias. “Hoje temos um conjunto de ações para que pecuaristas de todo o Brasil, possam ter acesso a essa genética. Existem criadores em todas as regiões brasileiras. Vamos realizar o Leilão da Confraria esse ano com o melhor de cada criador. Além disso, em 2022, o Leilão já deve contar com animais selecionados na prova da Unesp, ou seja, os compradores poderão fazer a escolha dos animais de acordo com a característica que deseja incorporar ao seu plantel”, explicou Tavares.

Com a formalização da ACCN, os propósitos da Confraria foram reafirmados no direcionamento das atividades e no envolvimento dos Confrades e definição conjunta de ações, especialmente no compromisso de fortalecer a cadeia de produção de carne de qualidade. “Somos uma entidade sem fins lucrativos, nosso interesse é fomentar a genética focada na carne de qualidade na raça Nelore.

Somos um grupo plural, que congrega diversos perfis de projetos que passam pela produção e difusão genética, produção de carnes especiais, produção comercial, venda de sêmen e de touros.

A primeira diretoria tomou posse em assembleia ordinária realizada de forma virtual no dia 02/08/2021, quando também foi aprovado o estatuto e a constituição da ACCN.

Diretor Presidente

Humberto de Freitas Tavares

Diretor Vice-presidente

Shiro Nishimura

Diretor Tesoureiro

Gabrielle Souza

Diretor Secretário

Tatiana Issa Uherara Breton

Diretor de Marketing

João Paulo Teles Della Vedova

Conselho Administrativo

Titulares: Olímpio Risso de Brito, Marco Tulio Duarte Soares, Luiz Sande e José Carlos Travelin. Suplentes: Mencius Mendes Abrahão, Antonio Grisi Neto, José Maria Albuquerque Junior e Armando Alves Junior.

Conselho Técnico

Liliane Suguisawa e Fernando Palamin Manzutti

Grupo de Trabalho de Marketing

Gabrielle Souza, Liliane Suguisawa, João Paulo Teles, Tatiane Issa, João Arthur Risso de Brito, Laís D’Incao Alves e Arthur Balbinotti Soares.

CONFIRA OS NOSSOS ANUÁRIOS

Conheça as histórias de quem produz carne com qualidade!

Apoio de mídia:

CANAIS OFICIAIS: ©2020, Confraria da Carcaça Nelore. Todos os direitos reservados.