Por Mara Ramos
Publicado em 30/08/2022
“A Confraria da Carcaça Nelore vive um momento único, de consolidação, de definição de objetivos e de realização”.
Com essas palavras o presidente da Associação Confraria da Carcaça Nelore, ACCN, Shiro Nishimura, resume a importante participação na Expogenética 2022 em Uberaba/MG e em Goiânia/GO, bem como a realização de seu planejamento estratégico.
Com a presença de 70 integrantes, aconteceu em Uberaba/MG, nos dias 20 e 21 de agosto, mais uma fase do Planejamento Estratégico da Confraria, coordenado pelo consultores Ariolino Andrade, Márcio Sanches e Fábio Schuler. Entre os participantes, Confrades vindos dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Distrito Federal, Paraná e Rondônia.
O momento de imersão e participação de todos serviu para a definição conjunta dos objetivos e metas, bem como dos valores da Confraria. No mês de novembro, acontece a última reunião de planejamento com a validação de todas as definições e o planejamento 2023/2030.
“Essa é uma história inédita entre associações do setor pecuário, desconheço que haja outras entidades que fizeram o que estamos fazendo. Isso é mais que um planejamento estratégico, é um plano estratégico. Primeiro porque estamos criando a oportunidades para que todos os confrades cocriem o futuro que eles querem. Isso é feito através de alinhamento do que é importante para eles em termos de valores, são as guias que vão delimitar o campo de atuação e definir seus propósitos”, explicou Ariolino Andrade.
O consultor explica que quando se trabalha nesse formato de cocriação, o grupo se une em torno de uma causa comum e esse é um dos pontos que diferencia o Plano do Planejamento estratégico. “Essa metodologia faz com que todo o grupo tenha mais confiança e compromisso, pois estão ajudando a cocriar o futuro que eles querem”, explicou.
O trabalho de elaboração do plano foi dividido em duas fases, que aconteceram em junho em Botucatu/SP e agora em Uberaba/MG. A partir da definição conjunta de propósitos e valores, foram elencadas uma série de tendências para a definição dos grandes objetivos estratégicos, com a visão para 2030. “A partir de agora vamos desenvolver as metas e as ações que vamos começar a implementar a partir de agora, tudo isso com o forte alinhamento de todos” afirmou o consultor.
Para Shiro Nishimura esse momento é especialmente marcante. “Eu já havia trabalhado com esses consultores há 20 anos atrás e conhecia a metodologia de trabalho. Eles souberam conduzir o processo com maestria. Sinto que estamos fazendo o que é certo, para que o trabalho da Confraria se consolide e prospere, com a participação de todos. Esse é um momento muito marcante para mim e para todos da Confraria”, afirmou.
Nos dias 4 e 5 de novembro, a Confraria fará sua última reunião do ano, na Central Tairana, em Presidente Prudente/SP, onde será feito o fechamento do Plano e a definição das ações e calendário para 2023.
Exposições e teste de progênie
Foram centenas de visitantes durante todos os dias da Expogenética, em Uberaba e Goiânia, onde os interessados puderam conhecer a genética e os dados dos animais em exposição, além do Projeto Confraria.
Em Uberaba, seis animais que se destacaram na prova de eficiência alimentar (conduzida pela Unesp de Botucatu, quando foram avaliados desempenho e o consumo alimentar residual, ou CAR negativo), permaneceram no pavilhão de Exposições e, juntamente com outros quatro animais, compõem o grupo que participa agora do teste de progênie, onde o material genético coletado será distribuído entre os Confrades para que sejam utilizados em suas propriedades, tendo seus frutos acompanhados e avaliados de perto.
Outro momento marcante do evento em Uberaba foi a desossa comentada por Roberto Barcelos, que orientou todos os cortes. Toda a ação foi filmada e irá se transformar numa web série da Confraria, para ampliar o conhecimento de cortes gourmet com o Nelore voltado para a qualidade de carne. Os visitantes do pavilhão também tiveram a oportunidade de degustar a carne e avaliar a qualidade e sabor diferenciados.
É comum nos programas de melhoramento as provas de desempenho, assim como os testes de progênie, onde os animais superiores têm seus descendentes avaliados, em seus grupos contemporâneos. “Isso permite a comparação, que é o mais importante nas provas de touros jovens. São as médias para cima que vão gerar as DEPs, dentro dos programas de melhoramento”, explicou o médico veterinário, Fernando Manzutti.
No caso da Confraria, além dos dados dos animais nascidos com essa base genética serem avaliados em programas de melhoramento, gerando as DEPs, o mais importante será a coleta de dados no sobreano pela ultrassonografia de carcaça.
“Esse será o grande diferencial dos animais que terão a comparação das médias de AOL, AOL p/100, EGS, MAR, com a média dos outros animais. É isso que nos dará a certeza de estarmos no caminho correto, com médias acima do mercado. Então o objetivo principal é provar que essas características de alta herdabilidade estão sendo transmitidas para os filhos e conferindo uma média acima do mercado”, explicou Manzutti.
Cada Confrade poderá escolher pelo menos três, entre os dez elencados para a o teste de progênie, com trinta doses de cada um, para que haja mais dados e números dentro dos grupos contemporâneos. “Quanto maior a quantidade de filhos de cada touro, maior a acurácia dos dados e a certeza dos resultados que estão transmitindo”, afirmou.
Todos os Confrades terão acesso ao material genético e com isso, a Confraria irá obter os primeiros resultados das DEPs dos programas de melhoramento e, posteriormente, a DGT fará a avaliação ao sobreano, ampliando o banco de dados para animais acima da média dentro dos lotes utilizados, conferindo mais confiabilidade às informações para multiplicação dessa genética.
Para Shiro a prova de desempenho e o teste de progênie representam a evolução do projeto Confraria, que começa a ser disponibilizada para o mercado pelos Confrades e pela própria Confraria, que realiza seu 2º. Leilão Virtual no dia 14/09, às 20 horas, com transmissão pelo Canal do Boi.
Serviço:
2º. Leilão Virtual ACCN
Oferta de 50 touros
Dia 14 de setembro
20 horas
Transmissão pelo Canal do Boi
Realização: Ricardo Nicolau Leilões